Valores são coisas que consideramos importantes em nossa vida. Valorizar alguma coisa significa dar-lhe importância. Naturalmente, pessoas diferentes terão valores diferentes, dependendo da sua vontade. O valores essenciais são aqueles que permeiam a maior parte daquilo que fazemos, eles são especialmente importantes, pois são a chave para compreendermos o que fazemos e por que fazemos. Sendo os valores essenciais coisas como satisfação, auto-respeito, realização, ousadia, independência, aprendizagem, crescimento, integridade, amor, alegria e paz.
Onde se encontrará a percepção dos nossos valores e das outras pessoas na sociedade actual?
Haverá demasiado conflito de valores?
Regras para saber quando os valores são alcançados?
As atitudes proporcionam aquilo que se valoriza?
Viver o propósito de vida a todo o momento só será possivel se souber o que é mais importante e ai a decisão torna-se simples.
Estabelecemos como valores os padrões que assimilámos, criticámos e moldámos à nossa comodidade durante o crescimento até à idade adulta. Chegados aqui, assumimos de forma egoísta, como sendo esses os valores correctos, os valores a seguir, os valores a transmitir à geração seguinte, esquecendo-nos que essa descendência, já está, ela própria, livremente a assimilar, a criticar e a moldar os seus próprios valores. É neste egoísmo que nasce o conflito de gerações (generation gap - termo muito usado em estudos sociológicos) e é também neste egoísmo que nasce a sociedade estandardizada e estereotipada, com ênfase designada de sociedade global.
ResponderEliminarPenso que falta educação de valores à sociedade no seu estado mais precoce.